Museus do desporto ao redor do planeta

Sempre afirmamos que é incrível que tenhamos tecnologia em nossas vidas. Com ele, podemos ligar rapidamente para nossos entes queridos, não importa onde estejamos no globo, podemos assistir a filmes, jogar online com Código Promocional Solverde e aprender sobre qualquer cultura que queiramos aprender naquele dia. Antes da tecnologia, no entanto, muito disso era feito por meio de viagens.

Viajar é sonho de muitos, encontrar novas culturas, novas formas de viver e olhar o mundo ao redor, durante uma viagem podemos nos deparar com civilizações antiquíssimas ou pessoas muito diferentes do nosso cotidiano, entretanto um dos modos mais utilizados por turistas quando queremos entender melhor uma cultura e um povo são seus museus, essas instituições que tiveram suas primeiras aparições em vários países da Europa, quando à época das grandes navegações, muitos exploradores traziam exemplares de itens exóticos encontrados em civilizações distantes, artefatos religiosos, animais nunca vistos por olhos ocidentais.

A partir dessas coleções de excentricidades alguns nobres tiveram a ideia de colocar seus artefatos para serem admirados por conhecidos, ávidos por curiosidades de terras distantes. Assim nasceram os precursores dos museus modernos: os gabinetes de curiosidades.

Com o passar do tempo, o museu como o conhecemos nos dias atuais surgiu, não apenas em solo europeu, mas espalhou-se pelo mundo, a instituição passou a ser uma espécie de santuário histórico-cultural no qual podemos ter acesso aos principais fatos históricos e objetos artísticos referentes àquele país ou povo.

Um dos componentes sociais que mais refletem a identidade de uma nação são seus desportos, suas práticas desportivas dizem muito sobre um país, e determinada região do planeta. Por isso elencamos os mais conhecidos museus de desportos do mundo nessa pequena lista:

Museu do Futebol (São Paulo, Brasil)

No país mundialmente conhecido pelo desporto mais famoso do planeta, não poderia ser diferente, o Brasil abriga um dos mais belos museus dedicados ao futebol, já o seu endereço é único, localizado no estádio mais tradicional da cidade de São Paulo, o Museu do futebol é um museu interativo no qual o público interage com várias obras e se informa sobre o desporto mais famoso naquele país. Caso esteja de malas prontas para escapar ao inverno europeu e fores ao Brasil, não se esqueça de conhecer essa instituição que prometes horas de muita diversão e informação.

Museu Schumacher (Colônia, Alemanha)

Para os fãs da Fórmula -1, esse museu é mais próximo de nós portugueses, a algumas centenas de quilómetros, o museu abriu suas portas em Abril e abriga objetos e histórias relacionadas ao maior campeão de corridas de todos os tempo, o alemão Michael Schumacher, os fãs do piloto poderão encontrar os carros pilotados pelo heptacampeão mundial, além de uniformes e informações sobre a competição mais rápida do planeta.

Museu Olímpico (Lausanne, Suíça)

Criado pelo comitê olímpico internacional (COI), o Museu Olímpico é sediado na Suíça, na cidade de Lausanne, que faz fronteira com a França, o museu interativo é dedicado ao surgimento dos jogos na antiguidade e nos jogos modernos iniciados no século XIX pelo barão de Coubertin, sendo uma das atrações mais visitadas da cidade suíça, entre as principais atrações estão réplicas das pistas de corridas e estádios que sediaram os jogos. Vale a pena uma escapada para os alpes visitar essa joia esportiva.

Museu do Surf (Torquay, Austrália)

Outro museu que reflete bem a imagem de seu povo nos desportos nacionais é o museu do Surfe, sediado na cidade australiana de Torquay, o museu abriga pranchas de surfe de famosos atletas que brilharam nas águas cristalinas dos mares da Austrália. Além do museu a própria cidade é uma atração à parte, pois é a capital mundial dos desporto, suas praias registram ondas perfeitas que podem chegar à cinco metros de altura. Levando os aficcionados do Surf ao delírio.