Museus de Vinho em Portugal
Sempre que nos referimos a Vinho consideramos que estamos a falar de parte do Património Nacional. As nossas tradições vinícolas promovem Portugal pelo resto do mundo.
Assim, existe uma diversidade de Museus relacionados com esta bebida, apresentando a sua história e cultura no nosso país, onde se passa a conhecer todas as etapas até este, finalmente, chegar às nossas mesas:
Vinho Tinto:
- Vindima
- Esmagamento/Desengace (pode ou não se utilizado)
- Fermentação Alcoólica
- Prensagem
- Fermentação Malolática
- Colagem (Estabilização e Estágio)
- Engarrafamento
Vinho Branco:
- Vindima
- Amostragem
- Triagem
- Desengace
- Esmagamento
- Prensagem
- Decantação
- Fermentação Alcoólica
- Colagem
- Estabilização
- Engarrafamento
Apresentamos alguns Museus do Vinho que devem ser paragem obrigatória para quem deseja conhecer parte da cultura vinícola portuguesa:
Museu do Vinho do Porto:
Este museu foi inaugurado em 2004. A temática destaca, essencialmente, a contribuição do Vinho do Porto evolução histórica da zona. Apresentam toda a actividade mercantil e objectos ligados a este vinho.
Museu do Vinho de Alcobaça:
Inaugurado em 1983, É o maior Museu e com mais bens vinícolas em Portugal, que vão desde o século XVII ao do século XXI.
Museu do Vinho dos Biscoitos:
Abriu portas em 1990. Apresenta ao público todo o trajecto de produção de vinho e seus subprodutos desde o cultivo das uvas.
Museu Rural e do Vinho do Cartaxo:
Foi inaugurado em 1985. Ensina e mostra o percurso da produção de vinho, isto numa adega que foi restaurada para o efeito.
Museu do Alvarinho:
A inauguração foi em 2015. Apresenta e explica a origem e evolução da produção deste vinho.
Museu do Vinho (Madalena):
Em 1999 iniciou funções no antigo convento das carmelitas. Retrata a história da produção vinícola na ilha do Pico.
Museu do Vinho Bairrada:
Foi inaugurado em 2003. Três ou quatro vezes anualmente fazem diferentes exposições temáticas sobre vinho.
Museu do Vinho e da Vinha (Bucelas):
Abriu em 2013 e tem duas áreas distintas, a zona da exposição em si, onde apresentam o processo de fabrico do vinho, e a zona de exposições temporárias.
Museu do Vinho de Redondo:
Estreou em 2001 e apresenta a tradição vinícola alentejana. Existem exposições temáticas e conferências para além dos bens pertencentes a este Museu.
Museu da Vinha e do Vinho (Madeira):
Foi inaugurado em 1984. Pode conhecer os vinhos, os lagares e todos os objectos utilizados para a produção deste vinho. No edifício também se encontra o Instituto do Vinho da Madeira.
Do norte a sul do país e mesmo nas ilhas existem Museus que retratam a vida vinícola portuguesa. O Vinho Português merece este destaque pois é dos mais bem conceituados do mundo, e com todo o mérito. Quem não gosta de Vinho do Porto ou da Madeira? Vinho tinto para acompanhar uma refeição de carne e um branco de peixe? Para a mariscada um Verde (tipicamente português) ou um Rosé que cai bem com tudo?
Muitos destes Museus têm entrada gratuita, assim, do que está á espera? Vamos fazer um brinde…