O estádio português escavado em rochas
Todo estádio de futebol possui muitas histórias e emoções a serem vivida dentro das lindas construções, seja para os jogadores, torcedores ou os que estão fazendo apostas esportivas. O estádio de Braga já começou com um grande desafio desde o planejamento das obras. Para a construção deste, foi necessário uma grande elaboração e até mesmo escavações em rochas!
Também conhecido como “a Pedreira” devido às escavações necessárias, o estádio Municipal de Braga foi idealizado em 2000 pelo arquiteto português Eduardo Souto de Moura, o qual recebeu o “Prêmio Pritzker de Arquitetura” devido ao seu fabuloso trabalho. A estrutura tem capacidade para 30,286 pessoas, sendo assim considerado o sétimo maior estádio de Portugal.
Prêmio Pritzker de Arquitetura
O prêmio Pritzker de Arquitetura foi oferecido a apenas 41 construções realizadas até hoje. Entre eles podemos encontrar construções famosas como Casa da Ópera de Sydney, Catedral de Brasília e Art Tower Mito sendo o prêmio do estádio Municipal de Braga um dos mais recentes.
O prêmio foi dirigido ao arquiteto Eduardo Souto de Moura em 2011, juntamente com um discurso do ex presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Foram ressaltadas a utilização de materiais e aproveitamento do área utilizada com sabedoria, assim como a atenção aos detalhes por parte do arquiteto, que ao idealizar a construção, posicionou o estádio de tal forma que até mesmo quem não houver condições de pagar o ingresso para assistir ao jogo, poderá assistir gratuitamente pelo topo das rochas na parte de fora da construção.
Construção e desafios
Devido ao grau de dificuldade da construção, foi necessário um trabalho em equipe por parte do time envolvido, os quais tiveram que solucionar diversos problemas e apresentar soluções viáveis, estas que muitas vezes eram diferentes da ideia projetada inicialmente. As ideias só poderiam andar adiante quando havia a aprovação das duas partes, engenharia e arquitetura.
A enorme quantidade de rochas a serem escavadas, fez com que fosse um trabalho duro encontrar o melhor custo benefício para a construção. Os pontos mais importantes durante o trabalho foram: simplicidade, estética, o custo do projeto, a técnica utilizada e a funcionalidade da obra. O custo final foi calculado nno o valor de 83,1 milhões de euros.
O estádio foi finalizado no ano de 2003 prontos para o campeonato UEFA Euro 2004 e inaugurado com o jogo entre Sporting Braga e Celta Vigo. Esta construção representa um dos estádios mais bonitos e inusitados do mundo, sendo uma excelente visita recomenda não apenas para amadores de futebol, mas também a arquitetos e turistas.