Museus virtuais brasileiros: Quais visitar em 2022

Visitas a Museus sempre estão entre as atrações turísticas no roteiro dos viajantes ou até mesmo dos nativos mais curiosos, mas muitos ainda não sabem que assim como os amantes de filmes ou os sortudos que se cadastram no Dafabet bônus, os admiradores de museus também podem se divertir sem sair de casa.

É muito atraente a possibilidade de manter-se conectado com a cultura e a arte conhecendo museus de países diferentes em um mesmo dia ou até em uma tarde. Por isso museus do mundo inteiro estão preparados para receberem seus visitantes virtuais em 2022 e o Brasil, que é um país repleto de museus, tem ótimas opções de visitações virtuais.

Pinacoteca, São Paulo

Pela sua localização privilegiada, em uma construção do século XIX a Pinacoteca já é extremamente atrativa, mas ela é muito mais do que uma aparência bonita, atualmente conta com mais de 9000 obras de arte. Virtualmente é possível visitar mais de 600 itens da sua coleção principalmente do XIX.

A visitação virtual pode ser realizada em português, inglês ou espanhol e conta com alta tecnologia que proporciona uma agradável experiência imersiva fazendo com que o visitante se sinta próximo às obras de arte sem sair de casa. Uma das obras mais procuradas é o Mestiço, de Candido Portinari.

Museu de Arte de São Paulo – MASP, São Paulo

O MASP foi fundado em 1947 e foi o primeiro museu moderno no Brasil.

De cor vermelha, no meio da Avenida Paulista, uma das principais da cidade, ninguém passa pelo MASP sem perceber sua presença, mesmo sendo São Paulo sempre cheia de informações, considerada até a “Nova York” brasileira.

Externamente o museu possui quatro pilares que seguram uma grande construção de 74 metros revestida em vidro, sem outros pilares de apoio.

Internamente possui mais de 8 mil obras de artistas nacionais e internacionais, tais como Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Monet e Van Gogh.

A visitação virtual aumentou muito nos últimos anos e já é possível fazê-la nos idiomas português e inglês.

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro

O edifício está localizado em uma construção maravilhosamente moderna, inaugurada em 17 de dezembro de 2015.

A área principal do Museu está no segundo andar e conduz o visitante a experimentar cinco tópicos pelos seus pavilhões: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós.

A visitação virtual é fácil, intuitiva e muito válida, com fotos e vídeos.

Instituto Inhotim, Brumadinho – Minas Gerais

O instituto é considerado o maior museu a céu aberto do mundo, com área total de 786,06 hectares, sendo 440,16 hectares de área de preservação ambiental.

Possui mais de 170 obras de arte em exposição e é famoso pelos diversos bancos feitos de troncos e raízes de pequi-vinagreiro. Em 1990 foi colocado o primeiro banco do artista Hugo França e desde lá eles também viraram atração turística.

Museu Oscar Niemeyer- MON, Curitiba

Localizado em Curitiba, capital do Paraná, o museu foi projetado pelo próprio arquiteto Oscar Niemeyer.

O local possui mais de sete mil obras de arte, muitas do famoso arquiteto e outras que de alguma forma estão relacionadas a ele. Na visitação virtual não é possível ver todo o acervo mas fica perceptível que tudo naquele local lembra o maravilhoso artista que Niemeyer foi. É fantástico conhecer um pouco da genialidade deste brasileiro.